Estudantes, professores, proprietários de veículos contratados pela secretaria de Educação do Município para transporte escolar e vereadores da oposição realizaram, na cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, uma manifestação contra o atraso no pagamento do serviço de condução dos alunos da rede pública municipal. Ônibus e vans estão parados, prejudicando centenas de alunos da zona rural e da cidade.
O ato público chamou a atenção da população. Inicialmente, os participantes concentraram-se na Praça da Coluna da Hora onde houve discursos de lideranças políticas estudantil. Depois caminharam pelas ruas do centro comercial até a sede do Ministério Público Estadual, onde foi protocolada uma denúncia no órgão, solicitando providências dos promotores de Justiça e cobrando a volta imediata do serviço público.
A paralisação é por tempo indeterminado. Em Icó, 50 veículos fazem o transporte escolar de milhares de alunos da zona rural e da cidade.
ESCLARECIMENTOS
O secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira, rebateu as informações dos vereadores da oposição e disse que o sistema de transporte estudantil do município não está completamente suspenso. “A paralisação é parcial”, ressaltou. “Dez ônibus continuam fazendo as rotas regularmente e cerca de 50% dos outros 40 veículos que prestam serviços continuam rodando”.
Oliveira disse que somente dois meses estavam atrasados, e não três como afirma a oposição. “Já fizemos hoje (ontem) o pagamento de um mês e logo vamos colocar o serviço em dia”, explicou. O secretário de Educação esclareceu que o atraso decorre da falta de repasse de R$ 460 mil por parte do governo do Estado para o setor. “O município vem arcando com as despesas, mas está tentando solucionar o problema”, frisou. Getúlio espera que a partir da próxima segunda-feira o transporte volte a funcionar normalmente. (Blog Diário Centro Sul)
Tags
REGIONAL