Iguatu planeja distrito industrial com portugueses

No final do mês de novembro de 2012 um grupo de empresários portugueses visitou Iguatu
para conhecer o ambiente de investimentos - Foto: Luiz Vasconcelos
O município de Iguatu, região Centro Sul do estado, planeja implantar um Distrito Industrial (DI) ainda neste ano. Já em abril deve começar a definição dos terrenos para receber as primeiras empresas, com prospecção de 80 hectares para o DI. O projeto é uma iniciativa de empresários portugueses, de Leiria, que estão interessados em trazer para o município cearense empresas lusas. O empreendimento, no entanto, também atraiu o interesse de, ao menos, 17 empresários locais, informa a secretária de Planejamento e Trabalho de Iguatu, Patrícia Neila Diniz Nazareth.

“Uma área para expansão já está sendo avaliada por conta da ferrovia Transnordestina, que irá passar por Iguatu. Esperamos implementar um porto seco nesse distrito industrial”, afirma Patrícia. A Prefeitura de Iguatu está investindo inicialmente R$ 4 milhões em infraestrutura energética. A área escolhida para abrigar o DI já possui três avenidas concluídas – a Juscelino Kubitschek, Sabino Antunes e João Paulino – que vão interligar a CE 060 ao DI. “Através de um financiamento com a Eletrobrás, a Prefeitura está implantando rede de energia na área e expandindo para todo o município”, afirma a secretária.

Pequenas e médias

Eduardo Neves, diretor da infraestrutura da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), diz que entre oito e 10 empresas portuguesas estão prospectando a área, mas que três já oficializaram junto à Agência o interesse de se instalar no local. O empresário português Antônio Augusto Soares está capitaneando empresas lusas para a região. “São pequenas e médias empresas com grande know-how em suas respectivas atividades”, afirma.

A iniciativa privada com interesse no DI conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Iguatu, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Diferentes atividades industriais reunidas



Eduardo Neves, diretor da infraestrutura da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), diz que o distrito industrial de Iguatu deve ser o primeiro a reunir diferentes atividades industriais.

“A Adece está apoiando a implantação do DI mas é uma iniciativa do município. Nós ajudaremos essas empresas a obter incentivos do estado. A iniciativa é extremamente salutar e deveria ser copiado por outros municípios”. (O POVO)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem