O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu R$ 100 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos brasileiros desde o 1º dia do ano as 11h21, de acordo com informações da assessoria de imprensa da associação.
O painel, que faz uma projeção dos tributos pagos pelo brasileiro, chegará aos R$ 100 bilhões este ano com um dia de antecedência em relação ao ano anterior. Segundo o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, a antecipação revela o vigor da arrecadação fiscal, apesar das desonerações realizadas em 2012. Ele diz ainda que como a economia deve crescer mais em 2013, deve ocorrer uma maior expansão da receita neste ano.
O presidente da associação afirma que a associação espera uma maior destinação de recursos para investimentos, ao invés de gastos de custeio, para que a economia possa sustentar o crescimento nos próximos anos.
O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. No portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) é possível ver o quanto o País, os Estados e os municípios estão arrecadando em impostos em tempo real.
Como é calculado o Impostômetro?
De acordo com informações da associação, o Impostômetro considera todos os tributos arrecadados pelas três esferas de governo (impostos, taxas e contribuições, incluindo multas, juros e correção monetária) e faz uma projeção com base nos dados de arrecadação do igual período do ano anterior, atualizados com o índice de crescimento médio de cada tributo dos três anos imediatamente anteriores.
Para o levantamento são utilizados dados da Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. (Portal Terra)
Tags
NACIONAL