Crianças assistem contação de histórias e apresentações teatrais |
A Secretaria de Cultura e Turismo juntamente com a Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto, realizou nesta quinta-feira (18) uma ampla programação voltada para o público infantil, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil.
O evento foi realizado no Centro de Lazer Alcântara Nogueira e incluiu atividades como contação de histórias, pinturas de rostos, recreação e várias atividades que visam o incentivo ao hábito da leitura e ao conhecimento de livros. Crianças de várias escolas públicas e particulares participaram das atividades.
A programação se estende até esta sexta-feira (19), e será oferecido uma oficina de técnicas para contação de histórias tendo como público alvo profissionais da área de educação básica, bem como educadores sociais, artistas e outros profissionais interessados na atividade.
De acordo com a secretária de Cultura, Diana Mendonça, essas atividades estimulam o interesse das crianças pelo hábito da leitura, especialmente devido às atividades lúdicas. "É possível mostrar que a leitura é uma fonte de diversão e de conhecimento", avaliou.
Escolas municipais realizam atividades
Dramatização teatral na EEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro |
Alunos, professores, pais e a comunidade participaram dos diversos eventos realizados nas escolas públicas municipais em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado hoje, 18 de abril, em todo o país. A data foi instituída em homenagem a Monteiro Lobato – um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, preparou uma ampla programação nas escolas. Cada escola desenvolveu um projeto temático culminando hoje com contações de histórias, apresentações artísticas, dramatização de peças teatrais, pinturas, danças, apresentação de acervos das salas de multimeios e atividades lúdicas.
“Incentivar crianças e adolescentes a lerem não é uma atividade isolada desta administração, é o nosso foco principal. Investimos em projetos, programas e ações que são desenvolvidos durante todo o ano. E é uma alegria impar ver os alunos participando de atividades e tendo contando com obras literárias desde cedo, em especial as de Monteiro Lobato”. – afirma Benildes Uchôa, Secretária da Educação.