A Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam uma mega-operação em 78 cidades de doze estados, nesta terça-feira (9), para cumprir mais de 337 mandados de busca e apreensão, 65 mandados de bloqueio, 92 de prisão e vinte mandados de afastamento de função pública. A operação resulta de investigações sobre desvio de dinheiro em órgãos municipais e estaduais, pagamento de propinas, superfaturamento de produtos e serviços, utilização de empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e enriquecimento ilícito de agentes públicos.
Nos municípios, os mandados são cumpridos com auxílio das polícias militares. A operação mobiliza mais de 150 promotores e 1.300 policiais e se destina a combater casos de corrupção e fraude em licitações públicas. As ações são coordenadas pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. Os alegados esquemas criminosos teriam produzido desvios de verbas superiores a R$ 1,1 bilhão.
As operações são realizadas nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
Tags
NACIONAL