Prefeitura, empresários e Sebrae avaliam locais para construção de shopping em Iguatu


Principal pólo comercial da região Centro-Sul, Iguatu atrai consumidores de pelo menos 10 municípios, oferecendo serviços e apoio para esses centros urbanos. Nos últimos oito anos, a cidade deu um salto de qualidade. Os investimentos na iniciativa privada foram ampliados, embalados pela modernização da infraestrutura do município, e pelas ações do poder público municipal, que revitalizou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criando o Plano de Atração de Investimentos, lançado na gestão do ex-prefeito Agenor Neto.

De olho nessa nova realidade, empresários e grupos de investidores externos, passaram assediar o município, como é o caso da Câmara Brasil-Portugal, que de olho no potencial econômico dos municípios do interior, articulou visitas de empresários portugueses dos setores industrial, comercial e de serviços, ao município, no final do ano passado.

No entanto, as articulações para a vinda de novos empreendimentos para Iguatu, não param por aí. Nesta sexta-feira (14), a convite do prefeito Aderilo Alcântara, e do ex-prefeito e presidente do Conselho de Gestão do Município, Agenor Neto, esteve em Iguatu o superintendente do Sebrae/CE, Carlos Cruz, acompanhado do consultor empresarial, Marcos Tabosa. O objetivo foi conhecer a infraestrutura da cidade, além de visitar algumas áreas que vão servir de estudos para a instalação de um shopping center no município. A ideia inicial é que o empreendimento seja construído às margens da nova Avenida Juscelino Kubitschek. 

"Na verdade, a gente vem aqui reiterar a nossa parceria com a prefeitura. O prefeito nos convidou para ajudar nesse processo de estudo para a instalação de um shopping center aqui em Iguatu, e a intenção é de verificar, e depois mandar fazer uma pesquisa. Já visitamos vários locais, como a área do distrito industrial, e também observamos a infraestrutura que o município oferece, e o próximo passo será a realização de uma pesquisa para saber se há a possibilidade de instalação do empreendimento no município. Além do mais, a participação do Sebrae é que ao redor desses empreendimentos, a gente possa fazer o mapeamento das possibilidades de negócios e possam estimular novos micro e pequenos empreendedores que se beneficiem dessa instalação, desse complexo que porventura venha a ser instalado, disse Carlos Cruz.

Na avaliação de Carlos Cruz, projetos dessa natureza tem se tornado viáveis em várias regiões do país. Segundo ele, com o aumento da renda per capita dos municípios nos últimos anos, tornou-se uma tendência natural a construção em redor dos shoppings de outras variedades de empreendimentos, como por exemplo um hospital. "Com a elevação da renda per capita, nesses últimos 8, 10 anos, justifica a instalação, porque precisamos trazer empresas ‘ancoras’, lojas, enfim e tudo concentrado nesse shopping center. No caso a gente vai estudar também, no caso a instalação de um hospital. Já tem projeto para vinda de uma faculdade de medicina, enfim, é interessante se criar um complexo como um todo, para que a população possa se beneficiar o máximo possível disso”, avaliou.

De acordo com o prefeito municipal Aderilo Alcântara, a instalação desse empreendimento no município vai gerar um forte impacto econômico na economia local e regional, com a geração de emprego e renda. "Hoje a questão de shopping, é uma tendência nacional. Iguatu é uma cidade de médio porte, sede de uma grande região, e nos últimos oito anos teve uma grande transformação. A sua infraestrutura dá oportunidade para que empresários tanto local, como de fora possam instalar suas empresas, e a gente possa implementar a economia, gerando mais emprego e renda para a população", disse.

Prefeito Aderilo Alcântara, Alcides Marques, Agenor Neto e Carlos Cruz 
Para o ex-prefeito e presidente do Conselho de Gestão do município, Agenor Neto, o objetivo é intensificar a parceria com o Sebrae. "O Carlos Cruz é um grande articulador, e vai está viabilizando investidores para que a gente possa trazer definitivamente um shopping para o município de Iguatu, beneficiando não só aqui, mas a toda região vizinha. E estamos mostrando equipamentos que foram construídos na nossa gestão e que o Aderilo, já está planejando outros equipamentos e que todos esses fazem parte desse programa: Iguatu Cidade do Futuro. Com certeza, através desse planejamento que nós fizemos Iguatu tem todas as condições de ter não apenas um shopping center, mas também a faculdade de medicina, como também outros equipamentos até de outros empresários da Europa", avaliou.

Quem também fez parte da comitiva foi o empresário iguatuense, Edvane Matias. Ele acredita que Iguatu tem todas as condições para suportar empreendimentos desse tipo, já que é uma tendência mundial. “Iguatu hoje é um pólo de desenvolvimento, eu acredito que Iguatu hoje é uma cidade de excelente infraestrutura e já cabe um shopping do tamanho médio, porque hoje a cada dia as pessoas querem estar em ambientes mais seguros, com maior variedade. Todo mundo gostar de estar em locais mais confortáveis. É uma tendência mundial, o comercio hoje cada vez mais se direcionar para os shoppings. Essa visita é proveitosa, eu acredito que esse projeto vai ter bastante sucesso”, disse.

Também participaram da comitiva a secretária do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Iguatu, Patrícia Diniz, e o gerente regional do Sebrae, Alcides Marques.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem