Morre aos 83 anos, a educadora iguatuense Elze Lima Verde Montenegro

Morreu no último sábado (6), em Fortaleza, a professora iguatuense Elze Lima Verde Montenegro. Ela sofria de sérios problemas de saúde e no último final de semana teve seu estado clínico agravado, vindo a falecer, tendo o seu sepultamento ocorrido neste domingo (7), no cemitério local. 

Professora aposentada, D. Elze Lima Verde foi fundadora da Escola de Economia Doméstica de Iguatu em 1955, que anos mais tarde seria transformada na escola Agrotécnica Federal de Iguatu (atualmente IFCE), onde lhe foi confiada a direção por vários anos. De enorme capacidade intelectual e uma das entusiastas da educação, conduziu com maestria a construção do prédio onde hoje funciona o colégio Pólos, atualmente administrado pelos filhos.

Saiba mais

Elze Alves Lima Verde Montenegro nasceu no dia 07 de setembro de 1930, em Iguatu. Casou-se em 8 de março de 1955, com o médico José Holanda Montenegro (in memoriam). Iniciou os estudos em Iguatu, transferiu-se para Milagres-Ce, onde ficou sob os cuidados do seu tio, Pe. Joaquim Alves de Oliveira; depois estudou no Crato e em Fortaleza; nesta, concluiu o Curso Técnico em Economia Domestica, na Escola Doméstica São Rafael, em 1948.

Ao retornar à cidade natal, passou a lecionar no Colégio São José, a dirigir o lactário da Maternidade Santa Terezinha, hoje Hospital Dr. Agenor Araújo, sendo a primeira pessoa a prestar serviços àquela casa, ainda em construção, e assumiu o cargo de professora do município. Em 1955, foi fundada em Iguatu a Escola de Economia Doméstica Rural Elza Barreto, oportunidade em que lhe foi confiada a direção dessa instituição. A pequena escola Doméstica foi transformada na atual Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, graça ao seu talentoso trabalho e aos que compunham a sua equipe. 

No decorrer dos anos na direção da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, teve oportunidade de se aprimorar profissionalmente, tanto na área de economia doméstica como na área de administração escolar. Participou de congressos e cursos de especialização, em 1966 na Universidade de PURDUE, no Estados Unidos, durante três meses. Em 1982, após 29 anos frente à Direção da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, requereu sua aposentadoria.

Devido ao seu dinamismo, a sua capacidade de trabalho e à seriedade que sempre teve na condução da coisa pública, assumiu, em épocas de calamidades em Iguatu, cheias do Jaguaribe ou secas, a presidência da Defesa Civil local. Foi escolhida interventora da Cooperativa de Eletrificação Rural da Bacia de Orós - CERBO, em 1987. Em 1991, realizou o último trabalho de grande importância em favor da educação de Iguatu: construiu o prédio destinado ao funcionamento do Colégio Pólos e acompanhou toda a sua implantação. Hoje essa instituição educacional é conduzida pelos filhos.

Pelos relevantes serviços prestados ao nosso município, D. Elze Alves Lima Verde Montenegro recebeu significativas distinções: 1971. "Voto de Louvor", conferido pela Maçonaria de Iguatu, Loja Deus e Liberdade Nº10; Diplo,a de "Honra ao Mérito", conferido pelo LIONS Clube de Iguatu; em 1977, o Prefeito Municipal de Iguatu, Antônio Adil de Mendonça, denominou a Escola de 1º Grau, situada na rua Dário Rabelo, de Escola Elze Alves Lima Verde Montenegro; em 1985, "Reconhecimento e Mérito", conferido pela Cruz Vermelha e, nesse mesmo ano foi agraciada com o troféu "Telha de Ouro", conferido pelo jornal "DE FATO".

(Dados extraídos do livro "Pelos Novos Caminhos da História" de autoria de Wilson Holanda Lima Verde)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem