Professores, milhares de alunos e autoridades políticas participaram da manifestação - Foto: L. Vasconcelos |
O objetivo do movimento é sensibilizar a diretoria do Rotary Club de Iguatu na permuta de parte do terreno do parque de exposições para que a prefeitura construa uma escola padrão MEC, com 12 salas de aula, beneficiando cerca de mil alunos do ensino fundamental I e II, que residem na região central da cidade.
O prefeito Aderilo Alcântara participou do movimento, e disse que o atual momento é angustiante por se tratar da construção de uma escola de alto padrão de qualidade, e que devido à dificuldade em adquirir o terreno, o município poderá perder mais de R$ 4 milhões de reais em investimentos na educação do município.
- Estamos vivendo um momento angustiante diante da insensatez de parte de membros do Rotary Club de Iguatu, que induzidos por um movimento político dentro da própria instituição, não concordaram com a permuta de parte do terreno do parque de exposição para que a prefeitura pudesse construir essa escola - disse Aderilo Alcântara.
ENTENDA O CASO
Em agosto desta ano, o prefeito Aderilo Alcântara se reuniu com parte da diretoria do Rorary Club de Iguatu, e na oportunidade manifestou o desejo da prefeitura em adquirir 10.000m² do terreno do parque de exposições, para que no local fosse construída uma escola de alto padrão, que atendesse todas as crianças da região central da cidade. Na época o prefeito solicitou um empenho da diretoria do órgão, pois os recursos, mais de R$ 4 milhões, já haviam sido garantidos pelo Ministério da Educação, e que a demora poderia inviabilizar a obra, já que o dinheiro poderia retornar aos cofres da União.
REPERCUSSÃO
Na semana passada, diante da repercussão do caso entre os diversos segmentos da sociedade civil organizada e da população, o Rotary Club de Iguatu distribuiu uma nota à imprensa, falando sobre o assunto. Numa de suas alegativas para não negociar o terreno, a entidade alegou que "a doação do imóvel tornaria inviável o parque de vaquejadas, uma fonte de recursos inquestionável pela tradição que representa esse tipo de evento para a população do nordeste".