![]() |
Um dos competidores da raça Quarto de Milha. Foto de Honório Barbosa |
A cidade de Iguatu vive a expectativa de realização do I Grande Prêmio Proclamação da República da raça Quarto de Milha. A competição será realizada neste fim de semana, no prado do Barro Alto e vai reunir nove animais da raça, oriundos de Haras do Interior do Ceará.
Essa é a primeira vez que Iguatu recebe uma competição desse nível. Os preparativos para a realização inédita da primeira programação turfística da cidade de Iguatu, vem despertando a atenção dos adeptos ao esporte na região Centro-Sul.
De 15 a 17 próximo, esta região viverá diferentes emoções, com a disputa do I Grande Prêmio Proclamação da República, com corredores da veloz raça Quarto de Milha.
As provas terão a distância de 300 metros. O organizador da promoção equina é o criador Deocleciano Bezerra, conhecido Dodó, dono do Haras Iguatu, cuja criação quartista alcança sucesso nacional, pela excelência de seus belos produtos Quarto de Milha.
Um dos homenageados por ocasião da disputa do I GP Proclamação da República é o médico/criador Claudio Rocha, dono da campeã Fazenda Haras Claro (Fortaleza). Também serão homenageados: o criador de cavalos, Aderilo Antunes Alcântara (in memoriam), com a denominação de troféu campeão; Sebastião Antonio de Alcântara (Sebasto Cajá);
A programação será aberta no feriado de sexta feira (15), com a realização do leilão de apostas. Sábado (16) e domingo (17), serão disputadas provas classificatórias e final, seguindo-se as premiações.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Iguatu e de empresários da região. Foram investidos cerca de R$ 50 mil na melhoria da estrutura do Prado.
(Honório Barbosa - DN Centro Sul)