A 2a etapa da campanha estadual contra a febre aftosa chega ao fim com resultados positivos. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), 92,82% dos animais e 85,54% das propriedades foram imunizados.
A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento era vacinar 90% do rebanho de bovinos e bubalinos e que 80% das propriedades no Ceará fossem imunizadas. Em outubro, o Ceará foi reconhecido, nacionalmente, como zona livre de febre aftosa com vacinação e agora espera o reconhecimento internacional através da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE, em fevereiro de 2014: “estamos preparados e precisamos apenas de ajustes. Vamos rever as fiscalizações fixas e móveis, reformar a sede da Adagri e nomear cargos comissionados para as unidades locais para receber esse reconhecimento”, afirmou Nelson Martins.
A primeira etapa da campanha que aconteceu em maio deste ano atingiu um percentual superior a 94% de animais vacinados. Em 2012, a vacinação também ultrapassou 90%. A meta do MAPA está sendo alcançada desde 2011.
Tags
REGIONAL