Governo Federal libera R$ 35 milhões para o combate à seca no Nordeste

O Ministério da Integração Nacional e o governo do Estado do Ceará liberam hoje projetos para instalação de 160 sistemas de abastecimento de água em 60 municípios do Estado. Serão investidos R$ 35 milhões por meio do programa Água para Todos, que irão beneficiar 7.349 famílias no Ceará.

As ações têm como objetivo amenizar o problema da estiagem no Nordeste brasileiro. Segundo o governo, a expectativa é que as obras se iniciem no primeiro semestre de 2014.

Estão programadas as instalações de 1.808 sistemas de abastecimento no Ceará.

Instalações de cisternas estão entre as medidas financiadas pelos governos federal e estadual, com recursos a serem liberados hoje FOTO: LUIZ VASCONCELOS

O programa Água Para Todos é uma das principais ações do Plano Brasil sem Miséria, e é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. O objetivo é universalizar o acesso à água, para consumo humano e atividades produtivas.

A meta do programa é beneficiar 750 mil famílias com a implantação de cisternas e entregar 6 mil sistemas coletivos de abastecimento em todo o Nordeste, até 2014, principalmente no semiárido brasileiro.

A implementação do Água para Todos é feita por meio da instalação de cisternas de consumo, cisternas de produção, sistemas coletivos de abastecimento de água, concessão de kits de irrigação e construção de pequenas barragens.

Até o momento, com o apoio de outros parceiros, o Água Para Todos já instalou 425 mil cisternas. Um total de 104 mil cisternas, 231 sistemas coletivos de abastecimento, 647 kits de irrigação, 392 barreiros e 155 poços foram viabilizados pelo Ministério da Integração Nacional.

As ações vêm atender ao pleito feito pelos municípios, que cobraram maior agilidade das ações contra a seca. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem