Agentes de Saúde precisam de mais qualificação, afirma Carlile Lavor

Referência mundial na área de atenção básica de saúde, o médico Carlile Lavor, afirmou, durante entrevista para emissora de rádio de Fortaleza, que a qualificação dos agentes de saúde no Brasil tem sido um problema atualmente. 

O médico afirmou que os problemas na qualificação estão na falta de continuação do curso técnico para agente de saúde. “Foi feito o início desse curso, a primeira etapa, e se parou, esse realmente é um problema grave que a gente tem que retomar, porque os agentes de saúde podem ajudar muito nos problemas da droga, das doenças crônicas, na identificação da violência, mas , para isso, precisa se preparar”, afirmou.

Falta encarar o sistema de saúde como não sendo apenas o atendimento médico, de acordo com Carlile. ” É difícil enfrentar o sistema de saúde apenas pela medicina especializada, por isso a nossa dedicação a vida inteira para a chamada atenção básica de saúde, que resolve a grande maioria dos problemas e de uma maneira mais barata”, garante.

Carlile é reconhecido por idealizar o Programa de Agentes Comunitário de Saúde no Ceará, implantado em 1987, no primeiro mandato do ex-governador Tasso Jereissati. O sucesso da iniciativa foi tão grande que serviu de referência para a implantação do Programa Saúde da Família no Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem