Católicos da cidade de Iguatu participaram no fim da tarde de hoje e início da noite de procissão e missa em devoção ao padroeiro do Ceará, São José. O santo também é padroeiro da Diocese de Iguatu desde 1999, quando foi implantada a paróquia da Sé Catedral e construído o templo dedicado ao santo.
Neste ano, o novenário teve como tema central: ‘Com São José unido a Cristo Videira, para produzirmos frutos como verdadeiros discípulos’. A cada noite, há quermesse, venda de comidas típicas e música ao vivo ao lado da Catedral.
Bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, padres e devotos seguem à frente do andor em carro aberto com imagem de São José. Foto de Honório Barbosa.
A festa religiosa é dirigida pelo padre Antonio Leandro de Oliveira, pároco da Catedral. “O povo de Iguatu é religioso, participativo e atende ao chamado da igreja”, disse. “A participação dos devotos tem crescido muito nos últimos anos”. O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa destacou o papel de São José, obediente a Deus, na formação da família cristã.
“O novenário é momento de retiro espiritual, de preparação e de aproximação da palavra de Deus por meio dos santos”, observou o padre Antonio Leandro de Oliveira. Sacerdotes da diocese de Iguatu se revezam na pregação a cada noite de novena. “O novenário é celebrado em um momento especial para os cristãos, que é a Quaresma, período de oração, fraternidade, caridade e jejum”, frisou o padre Leandro.
O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, disse que a festa em louvor a São José vem crescendo a cada ano em participação dos fiéis. “.São José é um santo muito popular”, frisou o bispo.
(Por: Honório Barbosa)