A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013, divulgada nesta quinta-feira (13), no Rio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), constatou: pelo menos um cargo comissionado, sem concurso público e boa parte por indicação política, é criado a cada dia pelos governadores. Nesse ranking, o Estado do Ceará aparece na segunda colocação, só perdendo para o Amapá.
Segundo o IBGE, o crescimento dos cargos comissionados no Ceará foi de 115,7%, indo de 750 para 1.618. O estado de São Paulo, governado pelos tucanos aparece na terceira colocação com 90,1%. No ano passado, os comissionados no governo paulista chegaram a 14.731. Em 2012, foram 7.747.
Só no ano passado, foram contratadas 10.386 pessoas a mais para a função se comparado com 2012, média de 29 novos postos deste tipo de trabalho por dia. O crescimento é de 9,9%.
Tags
REGIONAL