Ministro diz que reajuste a cubanos é aperfeiçoamento

O ministro da saúde, Arthur Chioro, disse em entrevista nesta sexta-feira (28) que o aumento na remuneração dos médicos cubanos faz parte de um processo de aperfeiçoamento do programa Mais Médicos, implantado no país em 2013.

"Nesses próximos três anos, nós teremos o desafio de fazer aperfeiçoamentos no programa. Nenhum programa nasce pronto", justificou o ministro.


Ainda segundo o ministro, a necessidade de melhorias se deve à meta ambiciosa do programa. "Não há na história da humanidade um programa de provimento de médicos da magnitude do que estamos fazendo no Brasil", destacou.

Chioro explicou que, apesar do aumento da remuneração dos médicos cubanos, o governo brasileiro não terá um gasto adicional. O que aumentará é a parcela repassada pelo governo de Cuba aos profissionais. "É o governo cubano, com suas regras, que faz o pagamento aos médicos. Eles são funcionários do governo cubano. Têm suas carreiras e salários lá. A família deles têm direito a saúde e educação, têm um sistema previdenciário e regras trabalhistas", complementou.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem