Bispo dom João Costa faz imposição de cinzas na testa dos fiéis - Foto: Luiz Vasconcelos |
Para os católicos, a Quaresma é um tempo de preparação para os festejos da Páscoa. Em todas as nove dioceses do Ceará haverá celebração da liturgia das Cinzas.
Em Iguatu, na manhã de hoje, às 6 horas, o padre Afonso Queiroga presidiu a tradicional Missa das Cinzas, celebrada na Igreja de Nossa senhora do Perpétuo Socorro, no Prado. Na Catedral de São José, a cerimônia foi presidida pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, às 8 horas. A cerimônia consiste em fazer a imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis. O ato é sinal de penitência. Ao impor as cinzas, o celebrante expressa “convertei-vos e crede no Evangelho”.
Padre Afonso Queiroga celebrou missa das Cinzas na igreja de N. S. do Perpétuo Socorro, no Prado |
Campanha da Fraternidade
“Fraternidade e Tráfico Humano” é o tema. “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano que foi lançada hoje em rede de rádios de Iguatu pelo bispo diocesano Dom João Costa.
![]() |
Entrevista em cadeia de rádio para lançamento da Campanha da Fraternidade |
O bispo propôs uma reflexão sobre a crueldade praticada com o tráfico de pessoas para fins de exploração de mão de obra, sexual, de órgãos, de crianças e adolescentes. “É uma triste realidade que ocorre no Brasil e que precisa ser enfrentada e combatida”, frisou. “Essa situação rompe com o projeto de Deus para a vida, de liberdade, de paz e de dignidade da pessoa”.