Prefeito Aderilo deu boas vindas aos novos residentes - Foto: Luiz Vasconcelos |
O município de Iguatu, que já acolheu 25 novos profissionais, por meio da Residência Integrada em Saúde (RIS), e agora recebe mais 12, elevando para 37 a quantidade de residentes no município. Os 12 profissionais das áreas de enfermagem, Assistente Social, Psicologia, Nutricionista, Fisioterapia, Educador Físico e Terapia Ocupacional, foram recepcionados nesta segunda-feira (9) pelo prefeito Aderilo Alcântara, pela secretária de Saúde Lana Carina de Lavor, pelo diretor do Hospital Regional de Iguatu, Claudio Marmentini, diretora da UPA, Fideralina Albuquerque, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Roberto Duarte, e demais autoridades.
As novas vagas ofertadas para Iguatu serão distribuídas da seguinte forma: Saúde da Família e Comunidade com 6 profissionais; Saúde Mental com 5 profissionais e Saúde Coletiva com um Residente a ser lotado na 18ª CRES. Para garantir o funcionamento do programa (RIS), o Ministério da Saúde paga uma bolsa mensal para estes profissionais e o município entra com uma contra partida que é a garantia dos preceptores que irão acompanhar o processo de formação destes profissionais.
A RIS é um programa de Educação Permanente em Saúde Interprofissional, integrado e interfederativo, desenvolvido por meio de uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal. O objetivo da RIS é formar profissionais com competências adequadas para garantir à população acesso de qualidade aos serviços de saúde e colaborar para a integração das Redes Assistenciais em saúde.