Iguatu é pioneiro na implantação do Piso Salarial dos Agentes de Saúde


Iguatu, município da Região Centro Sul, é a primeira cidade a implantar o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. O valor, de R$ 1.014,00, definido pelo Congresso Nacional em maio último, está sendo bancado com recursos próprios pela Prefeitura Municipal, já que o Governo Federal ainda não repassou nenhum recurso para a complementação salarial.

O prefeito Aderilo Alcântara disse que tomou essa decisão, apesar das dificuldades financeiras do municípios, com o objetivo de proporcionar a valorização dos profissionais de saúde. "A lei foi sancionada em junho, mas até agora o governo não repassou nenhum centavo para que pudéssemos fazer a complementação. Tomei a iniciativa de assegurar a conquista, antecipando o valor a partir de setembro, disse.

A presidente em exercício da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Socorro Bezerra de Lima, disse que a decisão do prefeito é um exemplo para os outros municípios. “Essa decisão do prefeito de Iguatu é um exemplo para o Ceará. mesmo não tendo obrigação de fazer a complementação, ele foi sensível à nossa luta", afirmou.

O município de Iguatu tem 245 agentes de Saúde, dos quais 90 são do Estado e 155 são contratados pelo município. Para assegurar o pagamento do piso aos da rede estadual, o prefeito encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que autorizou o gestor a fazer a complementação salarial, por meio da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde. Os vereadores aprovaram por unanimidade a proposta.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem