Estudantes fazem protesto no Cariri

Centenas de estudantes de Juazeiro do Norte foram às ruas, nesta segunda-feira (14), em protesto contra prováveis cortes na educação pública. Acadêmicos da Fatec Cariri reivindicam o "não fechamento da unidade de ensino". 

O trajeto do protesto, de quatro quilômetros, foi entre o prédio da Fatec e a Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte ( Foto: André Costa )

Segundo a estudante Denise Magalhães, "caso isso venha acontecer, será um prejuízo enorme para toda a região, pois muitos jovens de famílias carentes vêm até Juazeiro em busca de um ensino de qualidade e gratuito". Os acadêmicos também cobram a realização do vestibular do próximo ano, que teria sido cancelado.

Durante o trajeto, de quatro quilômetros, entre o prédio da Fatec e a Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, os alunos gritaram palavras de ordem e entoaram canções de luta, além de exibirem faixas e cartazes. O protesto contou com o apoio de professores e alguns funcionários.

Fechamento

Segundo o professor e membro do Conselho Administrativo do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Michel Bezerra, os profissionais receberam a confirmação do fechamento e foram informados, pelo diretor-presidente da Instituição, Francisco Lopes Viana, que o governo do Estado pretende transformar as unidades de ensino superior em unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Michel ressaltou que os alunos já matriculados não terão nenhum prejuízo. "Até o último ano concludente haverá aula". Ainda conforme o professor, os prejuízos poderão ser sentidos pelos mais de cem funcionários, pelas empresas ligadas à Centec e pela sociedade.

Liceu

Ainda na manhã de ontem, porém na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, estudantes do Colégio Liceu protestaram contra o corte de professores. De acordo com os alunos, quatro professores das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Inglês e Espanho, serão demitidos. "Queremos saber os motivos dos cortes. Não somos a pátria educadora?", questionavam. A reportagem do Diário do Nordeste tentou entrar em contato com o diretor do Liceu Anderson Borges de Carvalho, no entanto, mas não conseguiu.

(DN)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem