Salitre caminha para o 11º ano seguido de seca

Localizada na região do Cariri Oeste, divisa com os estados do Pernambuco e Piauí, o município de Salitre sofre há mais de uma década com a escassez de chuva. Segundo dados da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), 2005 foi o último ano que choveu acima da média histórica na quadra chuvosa, que é de 663 milímetros.

Desde então, a localidade acumula secas intensas sucessivas, acarretando prejuízos na economia agrícola, principal fonte de renda da região, de quase 17 mil habitantes.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz explica que o relevo da cidade, somado à localização, contribui para a escassez de chuva, ainda pior que a enfrentada nas outras regiões do Ceará.

"O Município é relativamente alto e próximo à Chapada do Araripe, então as chuvas que chegam do Leste, geralmente caem antes, atingindo as cidades de Juazeiro e Crato, por exemplo", acrescenta. Ainda conforme Fritz, para que haja pluviosidade em Salitre, o sistema meteorológico deve ser de alta intensidade. "Se o sistema não for forte, as chuvas vão chegar fracas ou nem chegarão, como vem acontecendo", conclui.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem