Iguatu conquista Selo Unicef pela terceira vez consecutiva




O Selo UNICEF Município Aprovado divulgou esta semana a lista dos vencedores, no Ceará, da Edição 2013-2016. No país, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. E agora 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município. No Ceará, apenas 82 municípios conseguiram a certificação, entre eles, Iguatu.

Para conquistar o Selo nessa edição, o gestor municipal deveria aderir à iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta. Os municípios deveriam pontuar nos três eixos: o Eixo de Impacto Social, eixo de Gestão de Políticas Públicas e o eixo de Participação Social, além de realizar dois fóruns comunitários e formar o comitê intersetorial municipal.

O prefeito Aderilo Alcântara destacou sua satisfação com o resultado da premiação e disse que a sua administração sempre priorizou as pessoas que mais precisam, principalmente as políticas públicas para as crianças e adolescentes. “Tivemos, ao longo do nosso mandato, inúmeras ações voltadas para a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, bem como pela diminuição das desigualdades sociais. Também tivemos muitos avanços nas ações de proteção à vida, com destaque para a área da saúde, onde conseguimos diminuir a mortalidade infantil para 6,5 por mil nascidos vivos. Gostaria de agradecer a toda equipe das secretarias municipais e, principalmente, do engajamento de nossas crianças e adolescentes”, comemorou Aderilo Alcântara.

A articuladora municipal do Selo UNICEF, Célia Freitas, agradeceu a confiança e o apoio do prefeito Aderilo Alcântara e principalmente o engajamento da sua gestão para ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam os direitos das crianças e adolescentes. “Foi uma construção longa, mas feita por várias mãos, e cada um com seu papel. Para mim representou um espaço de muita aprendizagem é construção de saberes. Agradeço imensamente a todos pelo apoio”, disse.

A solenidade de premiação acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 8 horas no Cine São Luiz, em Fortaleza.

O Selo UNICEF Município Aprovado surgiu em 1999 no Ceará. Foi expandido para todos os 10 Estados do Semiárido a partir de 2006 e a outros nove da Amazônia Legal brasileira em 2009. O sucesso do Selo UNICEF passa pela parceria com os governos estaduais, participantes do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, através da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem