Empresária iguatuense do ramo de vestuários completa 80 anos

Dos seus 80 anos muito bem vividos, Zulmira Correia Lima dedicou mais de 50 anos ao trabalho como lojista.
Foto: José Guedes Costa
Ela é simplesmente a empresária do segmento varejista de vestuário com maior tempo de atuação do comércio de Iguatu. Dos seus 80 anos muito bem vividos, Zulmira Correia Lima dedicou mais de 50 anos ao trabalho como lojista. Começou em 1965 como sacoleira. Vendia calçados e confecções em casa. Foi lá onde tudo começou. Para ela, isso é motivo de honra e orgulho. “O primeiro endereço da loja foi em nossa casa, de lá mudamos a loja para o centro, mas primeiro foi em casa”, conta, sem esquecer as atividades do bar que administrava com o esposo Zé Nogueira (saudosa memória) no cruzamento da rua 13 de maio com a Eduardo Lavor.

Zé Nogueira era acopiarense. Eles se casaram em 1957 e tiveram cinco filhos, dos quais a aniversariante muito se orgulha: Maria de Fátima, Francisco Erivaldo, Fábia Maria, Flávia Maria e Fabiana Maria.

Na quinta-feira, 16, ela completou 80 anos de vida. Foi um dia intenso de felicitações, mas não mudou a rotina. Trabalhou normal na loja que leva seu nome ‘Zulmira Modas’, na Av. Agenor Araújo, no centro da cidade. Recebeu amigos e clientes para o abraço, compartilhou lembranças, foi homenageada nas redes sociais e chorou de emoção.

Do nascimento em 1937 até os dias atuais, ela considera que vive um milagre a cada dia. “Nunca me canso de agradecer a Deus, pela vida, por tudo que ele me deu e me dá, porque eu sei que ele faz um milagre todo dia em nossas vidas”, afirmou. Uma mulher que nasceu para o comércio, ama o que faz e nem de longe pensa em aposentadoria, apesar de oitentona.

Patrimônio

Mas dona Zulmira, como assim é carinhosamente chamada pela maioria, não coleciona apenas o título de empresária do varejo mais veterana de Iguatu. Ela também é a lojista, de seu segmento, com o maior número de participações em feiras e convenções lojistas, estaduais e nacionais, promovidas pela FCDL/CE e CNDL.

Participou de todas as edições da extinta FENERCSUL-Feira de Negócios da Região Centro-Sul, evento anual que aconteceu por mais de duas décadas em Iguatu promovido pelo Sebrae.

Zulmira Correia Lima já ocupou o maior número de cargos em diretorias da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL e SINDLOJAS-Sindicato dos Empregadores do Comércio Lojista. Os colegas empresários se impressionam com o vigor físico e a disposição dela. Zulmira é das lojistas que não costuma esperar pelos representantes comerciais para fazer os pedidos dos produtos da loja. Pelo menos dez vezes por ano ela viaja para o Sul e Sudeste do país em busca dos lançamentos da moda para compor seus estoques e sempre oferecer as ‘novidades’ à clientela.

O patrimônio de Zulmira não é dinheiro, nem casa, apartamento, joias, nem qualquer fortuna acumulada. Ela sabe que é rica, embora, modesta, sabe também e faz questão de afirmar que seu maior tesouro é a família que construiu. São seus 5 filhos, 11 netos e 2 bisnetos. Emociona saber que ela criou os filhos, educou e os encaminhou para a vida profissional com sua atividade como lojista no varejo. Pode colocar na conta da riqueza dela também a legião de amigos que construiu ao longo de sua vida.

Na noite do sábado, 18/11 a empresária reuniu a família e os amigos numa noite memorável no espaço Eventum para comemorar os 80 anos de vida. Outros empresários da cidade estiveram presentes nas comemorações. Zulmira se emocionou muito e foi às lágrimas quando foi apresentado um vídeo surpresa contando sua história, desde a época de adolescente na Rua José de Alencar, em Iguatu, até os dias atuais.  “nunca imaginei viver emoções tão fortes e intensas, mas estou muito feliz por ver tanta gente presente para comemorar comigo meus 80 anos”, disse.

ENQUETE
“Ela é uma das empresárias mais atuantes do varejo iguatuense. Uma das pessoas mais generosas e mais éticas que eu conheço no comércio. Além disso, é uma empresária que tem desenvolvido um grande trabalho junto ao movimento cedelista em nossa cidade, com participação ativa em todas as gestões, sempre participando das reuniões, realmente uma pessoa que engrandece muito a nossa classe. Peço que Deus a ilumine e a abençoe e que ela possa continuar com muita vitalidade e com muita saúde, pois o seu trabalho é um diferencial grande na nossa cidade. Desejo a ela boa sorte e que realmente ela sirva sempre de exemplo para as novas gerações”. (Ariosto Bezerra Vale, médico oftalmologista, ex-presidente CDL Iguatu)

“Quero parabenizar em nome de toda diretoria da CDL, e todos que fazem a CDL, a dona Zulmira, diretora da nossa CDL, no seu aniversário de 80 anos. Desejos de felicidade, saúde, paz, sucesso, e dizer que a dona Zulmira é muito importante para a nossa entidade. Há vários anos ela participa da nossa CDL, já ocupou cargos em várias diretorias, participou praticamente de todas as convenções, estaduais, como também nacionais, em todos os eventos está presente, todas as reuniões ela participa ativamente, e desejar todo sucesso para essa grande empresária e cedelista iguatuense que muito dignifica a nossa entidade”. (Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, Presidente CDL Iguatu)

Reportagem: José Guedes Costa


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem