Após uma chuva de granizo surpreender moradores do município de Parambu, na região dos Inhamuns, na última quarta-feira (20), em um fato considerado raro no Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizou uma nova previsão para os próximos dias e não descartou a possibilidade de o fenômeno voltar a acontecer.
De acordo com a Funceme, a previsão é de incidência de chuvas em todo o Estado pelo menos até o próximo domingo (24), uma vez que o sistema meteorológico de nuvens que ocasionou as precipitações nos últimos dias, conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), segue atuando no território cearense.
Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as nuvens cumulonimbus, que estão associadas à incidência de raios, trovoadas e chuvas fortes, são comuns no Ceará, mas os cristais de gelo que são formados em seu interior raramente conseguem atingir o chão sem derreterem no processo de queda. "O que vimos em Parambu foi incomum pela quantidade de granizo que chegou à superfície", explica.
Chuvas podem se alastrar
Sobre a incidência de chuvas em todo o Ceará, Fritz afirma que é difícil projetar a intensidade das precipitações para os próximos dias, uma vez que isso pode variar em cada região do Estado. A tendência, porém, é que as chuvas não sejam muito fortes. "A atuação do VCAN pode acabar a qualquer momento, como também pode se alastrar por mais uma semana", comenta.
Tags
REGIONAL