Percepção da corrupção aumenta no Brasil em 2018, revela Transparência Internacional


A percepção da corrupção aumentou no Brasil em 2018. Segundo dados da Transparência Internacional, o país alcançou a pior nota, desde 2012, no Índice de Percepção da Corrupção produzido pela própria entidade. O relatório foi divulgado nesta terça-feira (29).

Ao todo, o Brasil caiu nove posições e agora ocupa a 105ª colocação em um conjunto de 180 países analisados. Em 2017, a nota brasileira foi de 37 pontos, este índice caiu para 35 no ano passado. A escala vai de zero a cem e quanto menor o valor, maior a percepção de corrupção.

Na 105ª, o Brasil ficou ao lado de países como Argélia, Armênia, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor Leste e Zâmbia. A Dinamarca ficou na primeira colocação.

O Índice de Percepção da Corrupção é calculado a partir de 13 fontes de dados diferentes, de 12 instituições. Elas estimam as percepções de profissionais do mercado e especialistas sobre a corrupção no setor público.

O relatório aponta a relação entre democracia e corrupção. A Transparência Internacional concluiu que, quanto mais democrático um país, menor a percepção de corrupção em seu território.

As democracias classificadas como plenas, tiveram 75 pontos, em média. Os regimes considerados híbridos, ou seja, com tendências autoritárias, registraram pontuação de 35, a mesma do Brasil. Países com governos pouco democráticos tiveram, em média, 30 pontos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem