Deputado Agenor Neto lança nota de apoio a professores de Iguatu

O deputado estadual Agenor Neto lançou nota, em sua página no Facebook, manifestando apoio e solidariedade aos professores da rede pública municipal de ensino de Iguatu, que vem lutando junto a atual gestão pela conquista de mais direitos.

No documento, lançado pelo parlamentar e bem aceito pelos internautas, Agenor Neto relembra momentos de lutas e implantações de direitos junto à categoria, quando ele governou o município de Iguatu por um período de oito anos.

Agenor Neto fez questão de desmentir algumas informações distorcidas, lançadas por adversários políticos em redes sociais e outros meios de comunicação, de que ele teria congelado o anuênio dos professores, em 2007. 

"De forma transparente, reunimos todos os educadores, apresentamos o estudo financeiro, e propomos um reajuste de 21%, iniciativa que de pronto foi aceita de forma quase unânime pela categoria. Em comum acordo entre as partes, ficaria naquele momento postergada as discussões sobre o adicional por tempo de serviço, o anuênio, diante da nossa incapacidade financeira", diz a nota.

Confira a nota em seu inteiro teor.

NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUATU

Amigos educadores,
Inicialmente quero saudar a todos, e deixar o meu abraço e a minha gratidão por tudo que vocês têm feito em prol da educação do meu querido Iguatu, terra que tanto amo.
É notório, e todos vocês sabem da minha preocupação e do meu compromisso com a educação do nosso município em seus mais diversos aspectos, e cito como o mais importante deles, a valorização e o reconhecimento de nossos educadores.

Fui prefeito de Iguatu durante oito anos e sempre mantive uma postura de respeito, de gratidão e transparência, sempre que houve a necessidade de discutir implantação de direitos. Nunca fugi do debate com os nossos educadores, mesmo nos momentos de dificuldades financeiras, principalmente no quesito reposição salarial. O diálogo sempre existiu, e a história é prova disso.

Em 2005, assumi a Prefeitura de Iguatu com o compromisso de realizar estudos exaustivos para que o Plano de Cargo e Carreira do Magistério (PCCR) pudesse ser implantado em nosso município. E assim o fiz. Foi um processo demorado, mas o Plano foi implantado.

Em 2007, ainda com o PCCR em fase de implantação, percebi que a nossa gestão poderia antecipar ações que pudessem contribuir para melhorar a remuneração dos nossos educadores. E sendo assim, a nossa administração contratou uma equipe técnica. Estudos foram realizados e chegamos a um percentual de 21% que poderia ser implantado no contracheque de todos os nossos docentes naquele momento.

Naquela época já havia outra demanda relacionada à questão do anuênio. De forma transparente, reunimos todos os educadores, apresentamos o estudo financeiro, e o reajuste de 21%, proposta que de pronto foi aceita de forma quase unânime pela categoria. Em comum acordo entre as partes, ficaria naquele momento postergada as discussões sobre o adicional por tempo de serviço, o anuênio, diante da nossa incapacidade financeira.

Infelizmente, o acordo firmado em 2007, hoje tem servido de munição por parte de adversários políticos, em redes sociais e outros meios de comunicação, para tentar desvirtuar a verdade dos fatos, nos acusando de ter feito um congelamento do anuênio da categoria.

Por fim, tenho visto com bastante preocupação e tristeza a forma pela qual a atual administração tem tratado os nossos professores, que de forma justa, tem buscado o reconhecimento e a implantação de mais direitos.

Sendo assim, repudio qualquer ato e postura adotada contra o movimento de luta dos professores iguatuenses, por entender que a educação é o único instrumento de transformação social, que liberta pessoas, famílias e comunidades da pobreza de uma vez por todas.

Por assim entender, reafirmo o meu apoio a essa luta tão essencial dos nossos professores e me coloco à inteira disposição.

Agenor Gomes de Araújo Neto
Deputado estadual

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem