Eleição para conselheiros tutelares em Iguatu ocorre neste domingo. Confira seu local de votação


A eleição para a escolha dos cinco conselheiros tutelares de Iguatu ocorre neste domingo (6). Qualquer pessoa com situação regulariada junto à Justiça Eleitoral pode votar. A participação é facultativa e ocorre das 8h às 17h. 

Estão sendo disponibilizadas 28 urnas eletrônicas para a votação. São 11 candidatos disputando 5 vagas. O mandato é de 4 anos.


Lembrando que o local de votação pode ser diferente de onde o eleitor votou na eleição presidencial. O eleitor poderá consultar seu local de votação por meio de consulta disponível na página do TRE-CE, e do Disque Eleitor 148 (funcionamento dias úteis, das 7h às 19h, e no dia da eleição das 7h às 17h), com exceção do sábado, 05/10/2019.

O Conselho Tutelar é um órgão composto por cinco representantes, eleitos democraticamente pelos moradores de cada cidade, e que cumprem as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com atuação permanente e autonomia em suas ações, ele age para garantir os direitos das crianças e adolescentes, principalmente quando percebe falta, omissão ou abuso por parte dos pais ou do Estado.

O órgão não faz parte do sistema judiciário, porém é obrigação dos conselheiros atender e aconselhar os pais, expedir notificações, encaminhar denúncias ao Ministério Público e até encaminhar casos à Justiça.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem