Polícia Civil identifica autores de mais um perfil fake em Iguatu

A Equipe de Investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, através da Divisão de Crimes Cibernéticos, concluiu uma investigação de quase sete meses, que elucidou mais um perfil fake do Facebook, denominado "Cláudio Bessa - Iguatu de Fato", que atacava autoridades políticas da cidade de Iguatu.

O trabalho de investigação foi coordenador pelo delegado regional Marcos Sandro Lira, que designou o delegado Wesley Alves e sua equipe para atuarem no caso.

A Polícia Civil de Iguatu já vinha investigando um perfil, criado em dezembro de 2018, que recebia postagens com calúnias e difamações contra os deputados Agenor Neto e Marcos Sobreira e pessoas ligadas a seus grupos políticos. Ao mesmo tempo em que o perfil atacava os dois parlamentares, também postava informações favorecendo o grupo político do atual prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor.

Com o apoio da Justiça da Comarca de Iguatu foi decretada a quebra de sigilo de dados do perfil. Em seguida, com apoio da empresa Facebook, a equipe conseguiu informações básicas, como as datas e horários das postagens, e passou a confrontar com as informações fornecidas pela MOB Telecom e TIM Brasil. Com os dados em mãos, os investigadores conseguiram rastrear o local exato de onde teria partido boa parte das postagens e os responsáveis pelas publicações.

O trabalho de investigação rendeu quase 300 páginas de documentos e dados, e no final os investigadores chegaram aos nomes dos envolvidos nas publicações: Aurileide Alves de Assis, de 41 anos e Cícero Rodrigues Ferreira, de 41 anos, prestaram depoimento na delegacia de Polícia Civil e foram indiciados pelos crimes de calúnia, difamação e injúria -  artigos 138, 139 e 140 do Código penal - e responderão perante a Justiça de Iguatu.

Esse foi o terceiro caso de perfil fake identificado pela Polícia Civil de Iguatu. Segundo o delegado de Polícia Civil, Wesley Alves, outros casos estão sob investigação. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem