Brasil ganhou 1 milhão de desempregados em maio


Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta 3ª feira (16) mostra que 10,9 milhões de pessoas estavam desempregadas na última semana de maio. 

Na 1ª semana do mesmo mês, esse número era de 9,8 milhões. Isso significa 1 milhão de desempregados a mais. Alta de 10,8% no período.

O aumento foi motivado porque há mais pessoas buscando uma ocupação, e não necessariamente porque houve novas demissões. O número de pessoas trabalhando ficou estável no mês. Segundo o IBGE, o país tinha 84,431 milhões de pessoas ocupadas na última semana de maio.

Ao todo, o instituto estima que 74,6 milhões de pessoas estavam fora da força de trabalho. A informalidade é alta: 29 milhões de trabalhadores não tinham carteira assinada. Normalmente, eles atuam como domésticos, não contribuem para o INSS ou trabalham por conta própria.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) Covid. O levantamento do IBGE foi feito por telefone. É a 1ª pesquisa do instituto realizada completamente dessa forma. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem