Covid 19: 70 cidades, inclusive Iguatu apresentam nível de alerta altíssimo para transmissão da doença


Todos os 184 municípios cearenses apresentam níveis de alerta "moderado" a "altíssimo" de propagação da Covid-19, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) na plataforma IntegraSUS. Isso significa que nenhum dos municípios se enquadra mais na classificação "Novo Normal", de Nível 1, com Risco Baixo para transmissão do coronavírus. No nível "altíssimo", o estágio mais preocupante, 70 cidades figuram na lista.

O IntegraSUS classifica os municípios com risco alto como aqueles com percentual de testes positivos para a doença entre 50% a 75% e de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 da Superintendência Regional de Saúde (SRS) entre 80,1% e 95%. O risco altíssimo se limita aos municípios com mais de 95% de ocupação dos leitos específicos e porcentagem de testes positivos acima de 75%.

Para a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Caroline Gurgel, os alertas de propagação da doença para o Estado ainda refletem os excessos cometidos nas festas de fim de ano. Sobretudo, nos eventos clandestinos, onde o desrespeito às normas sanitárias é ainda mais comum. Outro agravante, segundo a especialista, é a descrença de boa parte da população quanto aos reais riscos da doença, provocada por um "vírus muito mutável". 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem