O município de Icó, no Vale do Salgado, registrou o primeiro caso de transmissão da variante Delta do coronavírus. O infectado é um profissional de saúde.
A secretaria da Saúde do Estado recebeu, na última segunda-feira (9) o resultado do sequenciamento genômico da amostra RT-PCR do paciente e iniciou o monitoramento e a investigação para tentar entender as circunstâncias em que ocorreu a infecção.
Segundo o que foi informado pelo paciente, ele não viajou recentemente para fora do Ceará nem teve contatos com viajantes.
O caso serve de alerta para a população no sentido de reforçar os cuidados básicos contra o coronavírus, como utilizar máscara, higienzar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações. A Secretaria da Saúde do Ceará recomenda, também, a redução da mobilidade intermunicipal, para tentar conter a transmissão da nova variante, surgida na Índia.
Segundo dados da Sesa, até agora, 16 casos da nova variante foram identificados no Ceará, 15 deles importado de outros estados.