Pesquisas mostram liderança de Capitão Wagner na corrida ao Governo do Estado


Duas pesquisas eleitorais, divulgadas na manhã desta quinta-feira (4), mostram a liderança do deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) ao Governo do Ceará.

A pesquisa realizada pelo Real Time Big Data, contratada pela TV Record, mostra que, se o primeiro turno das eleições ao governo fossem hoje, o Capitão Wagner somaria 35% das intenções de votos, ficando em segundo lugar o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), com 26% e, na terceira colocação, Elmano de Freitas (PT), com 21%.

Os números da pesquisa mostram, ainda, que, entre os entrevistados, 9% responderam que votariam em branco ou anulariam o voto e 9% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 2 e 3 de agosto e tem um nível de confiança de 95%, margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, e está registrada na Justiça Eleitoral. 

O Instituto de Pesquisa Ipespe também divulgou os dados da sua pesquisa, contratada pelo Jornal O Povo. Os números são os seguintes: Capitão Wagner 38% das intenções de voto, seguido por Roberto Cláudio, com 28%. Logo a seguir, na terceira colocação, com 13%, Elmano de Freitas. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando o entrevistador oferece as opções.

Na sequência aparecem Zé Batista (PSTU), com 1%, e Serley Leal (UP), que foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto. Eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 19%.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta opções de candidatos, Capitão Wagner lidera com 28% das intenções de voto. Roberto Cláudio tem 12% da preferência do eleitorado e Elmano Freitas registrou 8%. Neste cenário, eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 48%.

A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem