Novo piso da enfermagem pode resultar em 165 mil demissões no país


O novo piso salarial nacional da enfermagem tem potencial para provocar demissões de profissionais de saúde e o fechamento de centenas de hospitais privados.

Muitos desses empreendimentos são de pequeno porte, estão no interior do país e terão dificuldades para bancar o salário mínimo para os enfermeiros.

O Brasil tem 1,2 milhão de trabalhadores com vínculos ao trabalho de enfermagem. A imensa maioria está vinculada aos 4.466 hospitais privados.

Segundo a Confederação Brasileira de Hospitais, as entidades privadas de saúde teriam que demitir em torno de 164 mil pessoas para compensar o impacto que o piso salarial causaria.

Isso equivale a 12,8% dos postos de trabalho na área. Do total, mais 79 mil desligamentos ocorreriam em negócios de saúde privados e outros 85 mil, em entidades sem fins lucrativos.

O presidente Lula, em recente declaração, disse que o governo vai subsidiar o pagamento do piso para as Santas Casas, mas ao se referir aos hospitais privados, disse que as entidades têm condições de bancar o novo piso dos enfermeiros.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem