O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), esteve nesta terça-feira (25) em Iguatu para anunciar mais um importante convênio com o Hospital e Maternidade Agenor Araújo. A unidade hospitalar já está credenciada desde maio deste ano para atender pacientes dentro do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. Até o momento, 110 procedimentos já foram realizados no hospital.
Acompanhado do deputado estadual Agenor Neto (MDB), da senadora Augusta Brito (PT); da secretária executiva de Atenção à Saúde, Joana Gurgel; da superintendente da Macrorregião do Cariri, Tereza Cristina e outras autoridades como o deputado Nizo Costa (PT) e o secretário da SRH, Aderilo Alcântara e o engenheiro Ilo Neto, Elmano visitou as instalações do hospital, cumprimentou pacientes e anunciou a implantação do serviço de oncologia na estrutura de saúde, ampliando o acesso ao tratamento do câncer.
Durante a visita, o governador enfatizou que seu governo tem dado celeridade para reduzir a espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde e destacou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Agenor Araújo na realização desses procedimentos médicos. "Essa unidade tem tido destaque na realização de cirurgias. Nós acabamos de visitar pessoas de Cariús, Iguatu, Icó, da região inteira. Por isso, tenho muita clareza de que é importante ter um hospital-polo regional do Centro-Sul”, afirmou.
Vale ressaltar que o Hospital Agenor Araújo, entidade filantrópica, já realizou, até agora, 110 procedimentos cirúrgicos dentro do plano estadual de cirurgias. Para atender à demanda, o equipamento reformou o Centro Cirúrgico, renovou o parque tecnológico e ampliou a estrutura da unidade com a criação de 20 leitos cirúrgicos, o que resultou em 70 leitos ao todo.
O deputado Agenor Neto agradeceu ao governador pela iniciativa de ampliar o serviço de oncologia para o interior do Estado. "Quero lhe parabenizar, governador, pela sua sensibilidade em procurar amenizar a situação das pessoas que sofrem com o câncer, levando para o interior o tratamento contra essa doença. E me deixa mais contente ainda saber que essa ampliação começa por esse hospital, feito por tantas mãos, com tanta dedicação", disse.
Além das cirurgias, o Hospital Agenor Araújo mantém convênio com a Secretaria Estadual da Saúde para manutenção de 10 leitos de UTI, além de clínica médica e pediátrica.