O Hospital e Maternidade Agenor Araújo, em Iguatu, conhecido por 'Casa de Saúde', vem se destacando no Centro Sul cearense, na realização de cirurgias eletivas. Por meio de convênio com o Governo do Estado, a unidade de saúde realizou, entre os meses de maio e agosto, 298 procedimentos cirúrgicos, englobando cirurgias de hérnia, ortopédica, otorrino, vesícula, dentre outros.
Segundo a direção da unidade hospitalar, o encaminhamento dos pacientes é feito pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, obedecendo ao sistema de fila de espera. O paciente é convocado a procurar a unidade referenciada, realiza os exames pré-operatórios e em seguida agenda a data para a realização da cirurgia.
De acordo com a diretora Aline Sampaio, a unidade hospitalar, atualmente com 78 leitos, passa por avanços importantes e em breve estará ofertando, em parceria com o Estado, o serviço de tratamento contra o câncer, além da implantação de mais três clínicas médicas: cirúrgica, ortopédica e anestésica.
O Hospital Agenor Araújo, entidade filantrópica, atuando há mais de 70 anos em Iguatu, atende atualmente mais de 80% de pacientes via SUS. Equipada com aparelhos modernos, a estrutura conta com um corpo clínico eficiente e capacitado em várias especialidades médicas.
A unidade de saúde, com tantos avanços, têm contado com a ajuda de um grande parceiro, o deputado estadual Agenor Neto, que na sua luta incansável por uma saúde de qualidade na região, tem conseguido sensibilizar o governo do estado a implementar novas parcerias, amenizando assim a situação de saúde de dezenas de pessoas de Iguatu e região.