Um grupo de especialistas independentes, liderado pelo economista Paulo Tafner e pelo ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, apresentou uma proposta de nova Reforma da Previdência.
O estudo sugere elevar a idade mínima de aposentadoria para 67 anos, válida tanto para homens quanto para mulheres, nas áreas urbana e rural.
A proposta também prevê um gatilho automático que aumenta a idade de acordo com a expectativa de vida da população e, por outro lado, cria um bônus que dá um ano e meio de desconto no tempo de contribuição para mulheres por cada filho.
Mas atenção: o projeto é apenas um estudo técnico para o debate econômico. Não há nenhuma lei ou projeto oficial do Governo Federal em votação no Congresso Nacional. No momento, continuam valendo as regras atuais de 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Tags
NACIONAL
