Opinião: o povo, os banheiros e o roubo do dinheiro público

Milhares de cearenses ainda utilizam esse tipo de banheiro.
Uma ação que deveria servir para amenizar a situação de extrema pobreza em que vivem os nossos irmãos cearenses, acabou virando escândalo nacional. O caso dos kits sanitários é mais um caso que estoura, dentre muitos outros, como mensalão, dossiê dos aloprados, dólares na cueca, e outros mais, que acabaram caindo no esquecimento da população brasileira.

Dados do IBGE revelam que 7,2% dos cearenses não possuem banheiros em suas residências, isto quer dizer que para 171.277 domicílios, possuir um equipamento como esse é considerado objeto de luxo. Mas será que diante disso tudo o povo está revoltado? Disso ninguém pode afirmar afinal roubar o dinheiro público, para muitos, parece ser uma coisa até normal.

Pelo menos é o que nos dá a entender. E nesse contexto, todos se calam perante tamanha roubalheira, que começou em Pindoretama, e agora, acabou por contaminar até o nosso querido município de Iguatu.

O caso dos banheiros dos sítios Asceno, Angelim, Açude do Governo, Alencar e Carnaúbas, são coisa para gente grande ver. Construíram e entregaram obras de péssima qualidade. De um total de R$ 100 mil reais recebido pela Federação das Entidades Comunitárias de Iguatu para a construção de 50 kits sanitários, até o mês passado só haviam sido entregues apenas 50% das obras, e o restante ficou para quando explodisse o escândalo, como acabou acontecendo. E para tapar o buraco, uma operação às pressas foi montada, no sentido de tentar maquiar um descalabro, que foi documentado pelas lentes da nossa reportagem.

Resta agora ao Ministério Público investigar o caso, e descobrir quem são os responsáveis por tamanha proeza. Parece que dessa vez, roubar o dinheiro público não acabou dando muito certo. Será?


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem