Entrevista com Otávio Nascimento: um dos comerciantes mais antigos de Iguatu


O nome dele é Otávio Nascimento, nasceu no dia 01 de julho de 1928, no sítio Juazeirinho, aqui mesmo Iguatu. Filho do casal, José Manoel do Nascimento e Ana Maria da Conceição, já falecidos. “Meu pai era agricultor. Tinha um terreno lá no sítio Juazeirinho, vendeu em 1934 para vim morar aqui na rua. Minha mãe não queria ficar lá, queria que eu estudasse, e em 1935 eu comecei a estudar, onde tive como a minha primeira professora dona Cléia Assunção, a quem eu quis muito bem. Depois estudei com dona Suzete Bastos, minha segunda professora, e o terceiro foi o sádico, professor  João Coelho, me maltratou demais, mas é isso mesmo...que mais você quer que eu diga”?

É assim que começa essa entrevista descontraída com o mais antigo fotográfo e um dos comerciantes mais tradicionais de Iguatu, Otávio Nascimento, que hoje aposentado ao lado da família relembra diversos momentos de sua vida.

Iguatu noticias - O nome do Senhor completo, a data de nascimento e o nome dos seus pais.

Otávio Nascimento - Meu nome completo é Otávio Nascimento. Nasci no dia 01 de julho de 1928, no sítio Juazeirinho, município de Iguatu. Os meus pais eram José Manoel do Nascimento e da minha mãe era Ana Maria da Conceição, já falecidos. O meu pai era agricultor. Tinha um terreno lá no sítio Juazeirinho, vendeu em 1934 para vim morar na rua. Minha mãe não queria ficar lá, queria que eu estudasse, e em 1935 eu comecei a estudar, onde tive como a minha primeira professora dona Cléia Assunção, a quem eu quis muito bem. Depois estudei com dona Suzete Bastos, minha segunda professora, e o terceiro foi o sádico, prof. João Coelho, me maltratou demais, mas é isso mesmo...que mais você quer que eu diga?

Iguatu noticias - Fale sobre a infância do Senhor.

Otávio Nascimento - Minha infância foi uma vida normal como qualquer criança, não teve nada. Só que eu fui sempre sozinho, sem amigos, fui filho único, né? Depois que me empreguei pela primeira vez aí comecei a fazer amizade e tal...

Iguatu noticias - Qual foi o seu primeiro emprego?

Otávio Nascimento - Meu primeiro trabalho foi em 1945, na loja A Paraibana, de propriedade de Geraldo Amaro da Silva, uma loja muita conhecida na época. Fiquei lá até 1950, trabalhei cinco anos como balconista. Nesse período fiz algumas amizades e ingressei na Congregação Mariana, e comecei a trabalhar também como locutor da VCI - Voz Católica de Iguatu e depois passei para a VPI, Voz do Progresso de Iguatu. Trabalhava durante o dia na loja e a noite ia trabalhar na irradiadora. Quando foi 1950, eu deixei A Paraibana e ingressei no Banco de Crédito Comercial BCC, e foi quando eu comecei a estudar rádio e depois comecei a fazer alguns consertos para melhorar a renda da família, já que o banco pagava muito pouco. E em 1958 eu saí do banco, e recebi uma indenização, e já havia alugado um prédio para consertar rádio em frente ao banco, que nós chamávamos de "quartinho". Lá eu montei uma oficina de conserto e trabalhava durante o dia no banco e a noite ia consertar rádio. Então, quando eu recebi a indenização do banco, eu fui a Fortaleza, e um rapaz que tinha uma loja na esquina,
vizinho a minha oficina, Luiz Gonzaga dos Santos, me ofereceu o estoque que ele tinha, dizendo que não queria mais ficar em Iguatu, então me vendeu a prestação, e o resto do dinheiro que eu tinha eu fui a Fortaleza e comprei peças de bicicleta, e entreguei a casa de peças a minha esposa, a dona Diva, por sinal um grande balconista. Ali nós começamos a lojinha, com muitas dificuldades.

Iguatu noticias - Nesse tempo o Senhor já era casado?

Otávio Nascimento - Sim. Já era casado com Maria Diva Campos. Meu casamento foi no dia 15 de agosto de 1952, e até hoje estamos juntos. Nós vamos fazer este ano bodas de diamante.

Iguatu noticias - O Senhor falou agora a pouco que começou a lojinha de peças de bicicletas com muitas dificuldades. Onde essa loja ficava localizada?

Otávio Nascimento - O prédio já era aquele que até hoje estamos lá. Nós começamos pagando aluguel. E Deus me deu aquele prédio. Me deu por que Deus é bom, né. Eu sempre fui
católico e sempre acreditei na virgem santíssima, sempre tive a força de Deus e ele me deu coragem para comprar. Com muitas dificuldades, nós compramos e dividimos a metade. Do lado sul, era meu, e do lado norte dos irmãos Rodrigues, eram seis irmãos que negociavam, na época muito poderosos. E nós, começando. Mas graças a Deus vencemos e pagamos o prédio. Hoje ele é nosso com as dádivas de Deus.

Iguatu noticias - No início da entrevista o Senhor falou que chegou a estudar. Fale um pouco mais sobre esse assunto.

Otávio Nascimento - Olha, em 1974 eu fiz o "artigo 99" que permitia que o aluno, após um ano de aulas, prestasse prova para a obtenção do diploma de ginasial ou colegial, passei da primeira vez, então ingressei na Escola Técnica e fui fazer o curso de contabilidade. E aí me formei em 1977. Eu fiz esse curso porque precisava fazer escrita da loja, e como tinha dificuldades de pagar, então eu assumi, fazia contabilidade mecanizada. Pois é, sou contador, falta só usar o anel...risos.

Iguatu noticias - Fale sobre os seus filhos.

Otávio Nascimento - Do nosso casamento tivemos seis filhos. Dr. Otácio, Carlos Nascimento (o Kaká), Otâmia, Otamires, Otanildes e o Otávio Júnior. 

Iguatu noticias - Existe informações de que o Sr. é um grande colecionador de discos de vinil, isso é verdade?

Otávio Nascimento - É, eu tenho alguns discos de cera, uns três mil, de vinil, mais de mil e tenho uns 600 Cds. Teve uma época também que eu comecei a gostar de fotografia, né. Comprei máquinas, várias máquinas caríssimas, ainda fiz todos esses retratos que tem aqui em casa, foram feitos por mim. Eu revelava, ampliava, fazia tudo. Cheguei a fazer retrato com um metro, feito aqui em casa, na minha câmara escura. Ficava até duas três horas da manhã revelando filme, copiando, eu achava bom. Assim como música também, toda vez que eu chegava da loja eu ia ouvir música. Hoje eu passo de três a quatro meses sem ouvir um disco.

Iguatu noticias - O senhor falou em música, qual o cantor da sua preferência?

Otávio Nascimento - O maior cantor que o Brasil já teve, sem dúvida alguma, foi Orlando Silva, o maior de todos. Depois veio outros, Carlos Galhardo, Gilberto Alves, Moreira da Silva, e de cantoras foram Carmem Miranda, Araci de Almeida, Carmem Barbosa....você nunca ouviu falar... risos.

Iguatu noticias – O senhor poderia me falar de um momento que marcou a sua vida?

Otávio Nascimento - Eu acho que, um fato bom foi o nascimento do nosso primeiro filho. A gente ficava muito eufórico, o nascimento dos filhos foi muito importante. Tem também outra coisa que nos marcou muito, que foi quando nós pagamos a loja, o prédio. Quando o homem nos vendeu exigiu uma entrada, e a gente conseguiu o dinheiro e cheguei lá e paguei. Foi uma grande alegria, até porque, para a venda da parte do prédio aos irmãos Rodrigues, o dono do prédio, que era o Sr. Miguel Holanda, não exigiu avalista, mas para Otávio, ele só aceitou vender se fosse com avalista.

Iguatu noticias - Um momento de grande dificuldade  na vida do senhor.

Otávio Nascimento - Olha, quando eu comecei a loja, praticamente sem nada, aí, que é que acontece? Quando a pessoa não tem nada, não tem amigos não tem nada, os amigos se afastam. Então tivemos grandes dificuldades em comprar mercadorias, adquirir créditos nos fornecedores. É isso. Nós passamos muitas dificuldades na época, mas nunca, jamais enganamos nossos fornecedores nem com dez centavos. Sempre pagamos, às vezes com muitos atrasos, mas sempre pagamos rigorosamente nossos compromissos. Nunca demos calote em ninguém.

Iguatu noticias - Toda essa trajetória de vida do senhor, alguma vez pensou em participar da política?

Otávio Nascimento - Não, eu sou apolítico. Todos os políticos para mim são bons. Eu não tenho, sabe como é, eu não tenho queixa de nenhum. Agora, eu não sou político não, mas gosto muito da política do Dr. Agenor Neto. Muito boa.

Iguatu noticias - Qual a visão do senhor desses tempos atuais?

Otávio Nascimento - Olha a coisa, está tão... sei lá. O povo está tão sem Deus. O mundo está tão revirado. É tanta violência, tanto crime, que a gente fica até.... no meu tempo de juventude não existia nada disso. Hoje o mundo está completamente transformado, culpa, sei lá, deve ser da justiça, dos políticos, que fazem leis muito brandas que só protegem o infrator, o bandido. O mundo está muito ruim, viu? Se os políticos não mudarem as leis, esse código penal que já está ultrapassado, só protege o bandido, a família está acabada. Outra coisa também, hoje em dia o que existe muito destruindo a família, é a droga. Está horrível, quem tem filhos pequenos, tenha cuidado.

Iguatu noticias - Para finalizar, qual a mensagem que o Senhor deixa para seus filhos, para seus netos, para as famílias?

Otávio Nascimento - Que sejam pacientes, saibam perdoar. Quando houver qualquer desacordo entre ele e seu conjugue, perdoe, e continue a vida porque ela é muito boa. A vida só vai com amizade, paz e com a benção de Deus. E peço que Deus abençoe nossos netos e nossos filhos e dê paz a todos, saúde e felicidade.

Entrevista realizada no dia 08 de fevereiro de 2012.



Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem