Iguatu recebe a certificação do Selo Verde pela quinta vez consecutiva


O município de Iguatu conquista pela quinta vez o Selo Verde. O Programa desenvolvido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do Governo do Estado do Ceará, tem o objetivo de identificar e reconhecer os municípios cearenses que atendem aos critérios relacionados a políticas públicas ambientais, a sustentabilidade, a conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.

A cerimônia de certificação ocorreu na manhã dessa terça-feira, no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Fortaleza. Dos 96 municípios inscritos que passaram por avaliação da comissão técnica do programa, apenas nove foram aprovados: Iguatu, Piquet Carneiro, Novo Oriente, General Sampaio, Crato, Crateús, Caucaia, Brejo Santo e Barreira.

O prefeito Aderilo Alcântara participou da solenidade. Para ele, o Selo Verde representa um excelente instrumento de avaliação para os municípios quanto à aplicação de políticas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade. “Essa certificação mostra que Iguatu está sendo reconhecido pelos trabalhos que vem desenvolvendo”, concluiu.    

O Selo Município Verde está em sua 10ª edição e premia municípios que incentivam políticas ambientais e possuem um Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. 

De acordo com o regulamento, são certificados com o Selo Município Verde todos os municípios que obtiverem o mínimo de 50 pontos na classificação geral nas categorias A, B e C. A Primeira condição para que o município se inscreva é ter em funcionamento o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), além de incentivar para que as políticas ambientais relativas aos resíduos sólidos também sejam praticadas, criando canais para a efetiva participação da sociedade nas definições das prioridades.

Redação e Fotos; Joafrânia Nogueira



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem