Muriçoca é potencial vetor do vírus causador da zika, confirma Fiocruz

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco, detectou a presença do vírus Zikas em mosquitos Culex quinquefasciatus, a popular muriçoca ou pernilongo doméstico. Os mosquitos foram coletados no Recife e confirma que a espécie tem um grande potencial vetor do vírus causador da Zika.

Na Região Metropolitana do Recife, a população dos mosquitos Culex é vinte vezes maior do que a população do Aedes aegypti, assim facilitando a proliferação do vírus. A coleta dos mosquitos foi feita com base nos endereços dos casos relatados de Zika nas cidades de Recife e Arcoverde, obtidos com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE).

Cerca de 500 mosquitos foram utilizados na pesquisa e foi dada a prioridade ao vírus Zika, devido à epidemia da doença no Brasil e sua ligação com a microcefalia.

O vírus é transmitido pela glândula salivar do mosquito, que pode ser transmitido para outros hospedeiros durante a alimentação sanguínea, através da liberação de saliva contendo vírus.

A partir dos dados obtidos pela Fiocruz será necessário estudos adicionais para analisar o potencial da participação do Culex na disseminação do vírus Zika.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem