Número de casos suspeitos da 'doença da urina preta' sobe para 14 no Ceará

Sobe para 14 o número de casos suspeitos no Ceará de 'mialgia aguda a esclarecer', popularmente conhecida como 'doença da urina preta'. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) no dia 30 de janeiro deste ano, estavam sendo investigados nove possíveis casos.

No estado, a primeira suposta contaminação foi em dezembro de 2016. De lá para cá, 10 casos estão em acompanhamento e quatro já foram descartados após investigação por não se enquadrarem na definição de suspeitos, conforme a Sesa.

Dentre as 10 pessoas acometidas com os sintomas ainda em investigação, oito são residentes de Fortaleza, um de Salvador e outros de São Paulo. Tais pessoas apresentaram intensas dores musculares principalmente na região cervical, membros superiores e inferiores, além da mudança na cor da urina para um tom variando entre o vermelho escuro e castanho.


A maioria das pessoas que relataram os sintomas que remetem à “mialgia aguda a esclarecer” relatou consumo de peixes até 24 horas antes do início das dores e mudança na coloração da urina.

Recomendações

A Secretaria de Saúde alerta que para evitar a contaminação da doença da urina preta é necessário manter os alimentos em locais limpos e arejados, onde insetos e roedores não possam entrar em contato.

Além disso, no caso de alimentos perecíveis como peixes e outros congelados, deve-se mantê-los refrigerados a -18°C por, no máximo, 90 dias.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem