Previsão indica chuvas fortes no Ceará nos próximos dias

Os próximos dias podem ser de chuvas frequentes no Ceará. É o que indicam as previsões do instituto de meteorologia Climatempo. De acordo com dados da empresa, a expectativa é que, nesta semana, o Estado seja afetado por uma mudança na circulação de ventos na região Nordeste, a qual trará um forte fluxo de umidade para os municípios, favorecendo a ocorrência de precipitações a partir de sexta-feira (11).  

Em algumas cidades, afirma o instituto, o volume de chuvas acumulado poderá chegar a 100 mm. Segundo Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, as precipitações poderão ser observadas até, pelo menos, a metade da próxima semana. 

Segundo o meteorologista, outro fator que sustenta a previsão é a permanência, nos próximos dias, da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em torno da costa norte da região Nordeste. A ZCIT é o sistema meteorológico que atua sobre a área e que indica a possibilidade de ocorrência de chuvas. 

Ao mesmo tempo, o Ceará, segundo a meteorologista, deve sentir os efeitos de outro fenômeno climático chamado de oscilação de “Madden-Julian”. “É uma oscilação atmosférica que aumenta ou diminui a chuva em várias áreas do globo. Essa onda pode ser forte ou fraca e ela ocorre em um período e 30 a 60 dias. No Ceará, para os próximos cinco dias, espera-se uma atuação positiva”, afirma. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem