Fortaleza e mais 14 municípios cearenses terão seus sinais de TV analógico desligados nesta quarta-feira (27)


Um total de 15 municípios cearenses, incluindo a capital Fortaleza,terão seus sinais analógicos de televisão desligados nesta quarta-feira (27). Para a data, também estava programado o desligamento das regiões de Sobral e Juazeiro do Norte. Como algumas emissoras de televisão locais ainda não fizeram a transição para o sinal digital, o desligamento foi postergado para fevereiro de 2018.

Os municípios que ficarão sem sinal de TV analógico são: Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. 

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 770 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

O processo de desativação teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão esse formato de sinal desligado até 2018.

A partir do desligamento do sinal analógico, a programação da TV ficará disponível somente em formato digital, sistema que permite ao telespectador mais qualidade na imagem e a chance de acessar a programação da TV em smartphones e tablets, entre outras vantagens.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem