Morre bispo emérito de Iguatu, dom José Doth de Oliveira; diocese decretou luto por sete dias

Dom José Doth tinha 79 anos e morreu por complicações decorrentes da doença de Alzheimer
Morreu no final da tarde deste domingo, 26, na cidade de Pedra Branca, o bispo emérito da Diocese de Iguatu, dom José Doth de Oliveira, de 79 anos. Internado desde a última quinta-feira, 23, por complicações decorrentes da doença de Alzheimer, o religioso teve o seu estado de saúde agravado após ser acometido de uma forte pneumonia.

O bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, divulgou nota de falecimento. A diocese  decretou lutou oficial por sete dias para que as devidas honras e despedidas sejam prestadas pela população ao bispo emérito.  

Após liberação do corpo haverá missas de corpo presente na cidade de Pedra Branca, no distrito de Mineirolândia, em Mombaça e em Iguatu, onde será sepultado na Catedral de São José. 

A diocese ainda não definiu a data da missa e do sepultamento em Iguatu, que deverá ocorrer nesta quarta-feira próxima.

Dom José Doth deixou como principal legado a construção da catedral de Iguatu, dedicada a São Jose, padroeiro da Diocese. Em nove anos de bispado ordenou 21 padres na Diocese de Iguatu.

Dom José Doth foi consagrado bispo em 1990, assumindo a função de bispo coadjutor da Diocese de Palmares. A solenidade de consagração episcopal ocorreu em Iguatu. Em fevereiro de 1992, foi transferido e assumiu a função de bispo coadjutor da Diocese de Iguatu. Em 2000, sucedeu o primeiro bispo da diocese, dom José Mauro Ramalho, ficando até 2009, quando renunciou ao cargo devido a problemas de saúde. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem