NACIONAL

Comércio varejista volta a crescer após dois anos de recessão


No Brasil, o comércio varejista avançou 2% em 2017, após dois anos seguidos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, e foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bom desempenho do setor foi influenciado pelas vendas de móveis e eletrodomésticos.

Na avaliação de analistas econômicos, a redução da taxa básica de juros, a Selic, foi um dos pilares para o aumento das compras por consumidores. Atualmente a taxa está em 6,75% ao ano. Além disso, o setor de hipermercados também elevou as vendas no ano passado e contribuiu para os sinais de recuperação do varejo.

No entanto, o IBGE ressalta que ainda não se pode falar em recuperação total do setor. Segundo o Instituto, ainda falta muito para recuperar a perda de 10,2% acumulada nesse período.

Os seguimentos de combustíveis e lubrificantes, livros, jornais, revistas e papelaria, além de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação registraram redução no volume de vendas, no ano passado.


Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.