Crise no abastecimento de água é tema de reunião na CDL de Iguatu

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu realizou nesta quinta-feira (22), às 18 horas, reunião na sede da entidade para discutir a crise no abastecimento de água na cidade de Iguatu. A discussão maior ficou em torno das providências a serem tomadas pela Prefeitura de Iguatu e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para evitar o agravamento da crise.

O açude Trussu, principal reservatório que abastece a cidade tem apenas 4,49% da sua capacidade. Além disso, há a necessidade urgente na troca adutora, um equipamento desgastado, que tem apresentado constantes problemas, deixando a população sem água. Recentemente, num prazo de apenas 8 dias, a tubulação da adutora do Açude Trussu chegou a romper quatro vezes, deixando milhares de famílias sem água em suas residências.

Durante a reunião o representante do SAAE, Tácido Cavalcante informou que a solução imediata para prevenir e atenuar futuros problemas, seria a implantação de uma adutora no leito do Rio Jaguaribe. Na região, existem 10 poços com capacidade de vazão para mais de 100 mil litros/hora, quantidade de água suficiente para suprir a demanda de 50% de todo o consumo da cidade. O investimento gira em torno de 800 mil reais, dinheiro que o SAAE afirma não ter em caixa. A solução seria recorrer ao governo do Estado.

Participaram do encontro o presidente da CDL, Dedé Duquesa; o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor; o secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado, Aderilo Alcântara; o superintendente do SAAE, Tácido Cavalcante; presidente do SindLojas, Tadeu Rolim, além de empresários locais. No final da reunião foi elaborado um documento que será levado ao governo do Estado, nos próximos dias. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem