PSDB e MDB buscam alternativas após derrotas nas urnas


O que ficou certo com o findar da campanha eleitoral deste ano é que muitos partidos terão que se reinventar. Precisarão estar mais em sintonia com as ruas ou com as redes sociais. Emedebistas e tucanos sentiram o baque da queda e já sinalizam mudanças estruturais e de comportamento das legendas nos próximos anos, com vistas a se inserir novamente como partidos de maior expressão no País.

No Ceará, algumas lideranças partidárias do MDB e do PSDB já estão de olho no pleito municipal de 2020, tanto na Capital como no Interior. Para atingirem os objetivos vislumbrados, porém, as urnas indicaram necessidade de mudar ações e programas internos.

No País, os emedebistas perderam metade dos votos para deputado federal de uma eleição a outra, em números absolutos, elegendo apenas 34 deputados federais, ante os 66 eleitos em 2014. A sigla tucana, por sua vez, perdeu praticamente a metade do eleitorado na disputa por cadeiras na Câmara, elegendo somente 29 congressistas. Em 2014, foram eleitos 54.

Dirigente do PSDB no Estado, Luiz Pontes avalia que a situação em âmbito nacional é "péssima". "Não dá mais, tem que pegar essas pessoas, o Tasso (Jereissati), o Artur Virgílio, essas lideranças, e repensar. O Alckmin é uma boa pessoa, mas não é homem para fazer essa transformação que a sociedade exige e o PSDB também", argumenta. O senador Tasso Jereissati, inclusive, tem papel estratégico no Congresso Nacional pelos próximos quatro anos.

A sigla emedebista, que já teve a maior bancada do Congresso, também sentiu o desejo de mudança das urnas. O presidente do partido no Ceará, senador Eunício Oliveira, por exemplo, não foi reeleito e a legenda elegeu, no Estado, somente um deputado federal, Moses Rodrigues.

Eunício defende que o partido mude a forma de posicionar-se quanto aos governos e atue de maneira independente. "O MDB tem que dar uma parada, tem que se tornar um partido independente, não aceitar cargo, não participar de nenhum Governo".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem