UFC inicia testes inéditos no Brasil com a “pílula do câncer” em humanos sadios


A Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciou os primeiros estudos em seres humanos com a chamada “pílula do câncer”. A substância utilizada, a fosfoetanolamina, promete ser uma alternativa mais eficaz na redução dos tumores malignos.

Ao todo, 64 voluntários sadios entre 18 e 50 anos foram divididos em quatro grupos que receberão dosagens diferentes do fármaco. O primeiro grupo começou os experimentos nesta segunda-feira (17), com 500 miligramas. Os próximos terão dosagens maiores, até um máximo de três gramas. O objetivo é avaliar a dosagem ideal da substância, medir possíveis efeitos colaterais, assim como o tempo de absorção da substância pelo organismo.

Essa é a primeira vez que os testes são aplicados em pessoas sadias no Brasil. A coordenação dos estudos é da Professora Elisabete Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos.

Os estudos aguardam novos recursos para continuar a pesquisa, até agora financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O fármaco já foi testado em camundongos, que tiveram uma resposta eficaz. O uso da substância resultou na diminuição do índice de resposta a terapias de um dos tipos de câncer de pele mais agressivos. O resultado mostrou a redução de 64% sobre o crescimento do tumor, índice inferior ao constatado com substância já utilizada em tratamento de câncer. Os animais também não tiveram efeitos colaterais relevantes.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem