Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca


Um em cada seis homens no Brasil tem câncer de próstata. A doença é a segunda principal causa de morte de pessoas do sexo masculino no país - cerca de 14 mil óbitos por ano.

Os dados, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), servem de alerta para que os homens não deixem a saúde de lado. Apesar do alto índice da doença, o levantamento mostra que metade dos brasileiros nunca foram ao urologista.

O câncer de próstata, assim como a pressão arterial alta e o diabetes, é silencioso. De acordo com o médico urologista do Hospital do Homem, em São Paulo, Felipe Costa, a única forma segura de se precaver em relação à doença é a consulta clínica. Homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame anualmente.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce lentamente, não causa sintomas e, no início, pode ser tratado com bastante eficácia. Em outros casos, no entanto, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte.

Segundo o Ministério da Saúde, estimativas apontam que ocorreram 68.220 novos casos da doença em 2018. Esse número corresponde a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem