NACIONAL

Prazo para aderir ao saque-aniversário do FGTS acaba na próxima semana


Termina no próximo dia 31 de dezembro, o prazo para optar pela nova modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O recurso permite que o trabalhador saque uma parte do dinheiro do fundo todo ano, a partir do mês em que ele nasceu.

Quem fizer a mudança de saque depois desta data, só irá começar a receber as parcelas anualmente a partir de 2021. A troca de modalidade de saque pode ser feita e desfeita a cada 24 meses.

O saque-aniversário não deve ser confundido com o saque-imediato de R$ 500 liberado para todos este ano. Além disso, é importante lembrar que, ao escolher o saque-aniversário, a pessoa perde a possibilidade de saque do valor integral dos depósitos se for demitido.

O que permanece igual é a multa rescisória de 40% sobre todos os valores depositados pelo último empregador para casos de desligamento sem justa causa. Em qualquer uma das modalidades de saque, o trabalhador continua a receber esse benefício.

A mudança de categoria também não altera a possibilidade de saque para comprar a casa própria, em caso de aposentadoria ou doença grave.

Se você prefere receber todo o montante do fundo em caso de demissão, não deve aderir à nova categoria de saque-aniversário e para permanecer no chamado saque-rescisão, não precisa fazer nada.


Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.