Subindo quase um metro em 24h, Castanhão tem maior aporte do período

Açude Castanhão: Foto: Wandenberg Belém
O açude Castanhão subiu 0,90 metro entre esse sábado, 28, e este domingo, 29, representando 9,12% do percentual. Foram recebidos 50 milhões de m³ nesse período. Maior açude do Ceará, Castanhão é responsável pelo abastecimento de municípios do Vale do Jaguaribe e da Grande Fortaleza. Há 20 dias, ele estava com apenas 3,2% da sua capacidade.

Também nas últimas 24 horas, o Banabuiú, localizado no município de mesmo nome, subiu 0,08 metro. No mesmo intervalo de tempo, Orós, no leito do rio Jaguaribe, registrou 0,39 metro. Ao lado do Castanhão, ele tem se mantido entre os maiores aportes. Neste domingo o reservatório atingiu o volume de 296,9 milhões de metros cúbicos de água, ou seja, 15,31% da sua capacidade total.

Na região Centro Sul do Estado, o açude Trussu, localizado em Iguatu, atingiu a cota de 39,2 milhões de metros cúbicos de água, 14,6% da sua capacidade que é de 268 milhões de metros cúbicos. 

Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará tem hoje 64 açudes em situação crítica, com menos de 30% da capacidade de armazenamento.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem